Pular para o conteúdo principal

Progressivas, relaxamentos e alisamentos



Publicado por Rodrigo lima em 02/04/2008
Progressiva, chocolate, chocolate com menta, pitanga com cacau, morango com chocolate, marroquina, chapinha japonesa, chapinha americana, escova definitiva, recondicionamento térmico, escova de verniz ou quem sabe alisamento, relaxamento, amaciamento, defrisagem, photon hair, escova inteligente, red bull com whisk (ops, essa não é escova…), hennê, alisa e tinge…
Quantas vezes você foi a um salão e se deparou com um destes termos ou até mesmo com outros que talvez minha imaginação e meu conhecimento não lograram conhecer? Quantas vezes não te ofereceram algo no salão que você jamais imaginou existir nem nos seus mais belos sonhos?
Pois é como já falei outras vezes cabeleireiro tem uma imaginação fértil para nominações e cria vários nomes para serviços similares. Hoje iremos tirar algumas dúvidas a respeito de texturização capilar que é a arte de mudar a forma do cabelo.
Ao longo dos séculos o cabelo sempre foi alvo de especulações e mudanças, desde o penteado que sempre foi popular entre os nobres, até as transformações de cor e forma que são tão antigas quanto se possa imaginar, pois até no antigo egito as mulheres já usavam corantes naturais para mudar a cor de seus cabelos .
Porém com o avanço da tecnologia e da ciência novas técnicas para domar o cabelo surgiram e com o passar dos anos diversos tipos de alisamento surgiram. Primeiro trababalhamos muito com o Relaxamento que tinha por base principal ohidróxido de sódio ele conseguia baixar o volume e em alguns casos até alisá-lo, mas em contrapartida reagia bastante mal em contato com colorações e mechas com base de amônia. Visando melhorar isso surgiu o Alisamento a base detioglicolato de amônia, a mesma base da maioria da coloração portanto menos prejudicial. Durante vários anos as técnicas de alisar e relaxar foram as que mais preocuparam os cabeleireiros, porque sem dúvida eram os serviços que mais danificavam os cabelos e deixavam os cabelos muito secos e quebradiços basicamente porque estes dois componentes deformam a estrutura interna do fio, modificando sua textura e forma. Em meados dos anos 90 surgiram as Escovas progressivas de formol , após a descoberta de que o formol poderia plastificar o cabelo retirando sua umidade e conservar a forma por um período, acabou virando febre até sua proibição pela Anvisa em maio de 2007. Após essa proibição surgiram diversos tipos de produto com derivados do formol em porcentagens diferenciadas e com produtos para limitar o cheiro e nutrir o cabelo. Antes só se utilizava queratina com o tempo passou a se utilizar chocolatecacau e todas essas variações que citamos acima para criar produtos exclusivos. Nesta década surgiu o Photon Hair um tratamento com photon que seria basicamente um tipo de calor e luz que faz com que os componentes do alisamento ou relaxamento ( no caso tioglicolato de amônia) penetre mais profundamente na fibra. A Escova Inteligente tem esse nome porque da mesma forma que o formol agia progressivamente no cabelo neste metodo se agrega partículas a cada aplição fazendo com que a cada retoque o cabelo fique mais liso. A Chapinha japonesa, alisamento japonês, recondicionamento termico, thermo liss são basicamente alisamentos a base de tioglicolato de amônia com neutralização feita após a texturização do cabelo com escova e piastra ( ou chapinha ). Surgiu na Turquia e ficou muito popular na Coreia, chegando rapidamente a Japão de onde se popularizou para o mundo e evoluiu com a denominação de alisamento japonês. Em resumo cada escova é indicada analisando-se o tipo de cabelo e sua necessidade, sendo que para cada tipo temos ressalvas a ser consideradas tais como estrutura do cabelo, o que foi utilizado anteriormente e o que será utilizado posteriormente, até os cuidados que a pessoa tem com o cabelo devem ser levados em conta na hora de se fazer uma intervenção química no cabelo.
De qualquer forma vale sempre o conselho de procurar alguém qualificado para cuidar de seu cabelo e perguntar o que a pessoa esta fazendo, saber qual produto esta utilizando e qual sua base química.
Na dúvida ligue para mim!!
robertjaso.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chinesas com cortes de cabelos estranhos

Bem galera não precisa se inspirar! Quando eu dou a sugestão de corte Moicano ao cantrário é brincadeirinha...

Minha homenagem aos Smurfs

Trabalhando com Smurfs na cabeça..... Gargamel e Cruel. Vovô Smurf   Eu lembro disso.... Vamos matar saudadinhas....

PIN UP GIRL

Bettie trabalhava com secretária no começo dos anos 50 até que, durante umas férias na praia, foi descoberta por um fotógrafo. Suas fotos começaram a aparecer nas páginas de revistas obscuras para homens, até que um dia foi chamada para ser o poster central da Playboy, exibindo poses que remetiam ao universo sadomasoquista. Foi o que bastou para ela virar um mito. Bettie exibia em suas fotos uma série divertida de personagens que marcaram época: havia a Bettie empregadinha safada, a Bettie S/M, a de biquini de oncinha, a "Bettie das selvas"... sempre com destaque especial ao seu sorriso matador e sua principal marca registrada: a sua franja de cabelo, que viria até hoje a influenciar um entre dez cortes de cabelo de celebridades/modernettes de plantão. Sua história também é envolta numa aura de mito impressionante. Depois de explodir como modelo, Bettie se retirou completamente da vida pública durante décadas, fazendo inclusive que muitos pensassem que ela ...